Como fazer o bebê dormir a noite toda
October 2, 2017

Como melhorar minha forma de contar e ler histórias para meus filhos

Já falamos aqui sobre a importância da leitura na infância. E ler e contar histórias são difíceis de abrir seus filhos no universo dos livros. Mas você sabe como fazer um ponto de prender a atenção dos pequenos?

Vamos falar hoje sobre como fazer para melhorar a forma de contar histórias para os filhos, afinal de contas para ser pai e mãe nunca foi pedido que tivéssemos talento, não é?

Confira dicas para mergulhar nessa brincadeira com os pequenos e tornar o momento da leitura algo rico em aprendizado e diversão.

7 Dicas para contar e ler histórias para os filhos

  1. Mais qualidade e menos quantidade

Alguns pais ficam ansiosos em reunir um vasto repertório de histórias para contar aos seus filhos, mas na verdade não precisa de tanto assim. As crianças absorvem as histórias de maneira bem específica. Eles se apegam a detalhes que gostaram, ou ao nome de uma personagem com a qual se identificaram, ou a uma parte engraçada… E se isto acontecer com a história que você contar, é sinal de que a criança gostará de ouvi-la várias e várias vezes.

Então não pense em quantas histórias precisa contar e sim em como contar algumas poucas histórias que farão parte da construção do imaginário da criança.

  1. Jogo de vozes

Contar uma história para uma criança é algo bem mais simples do que possa parecer. Você pode pegar uma história pequena de um livro, por exemplo. Aos poucos, depois de ler e reler algumas vezes, você vai fazendo vozes diferentes para cada personagem, dando maior entonação nas falas que seu filho gosta mais.

  1. Crie o clima

Parte da contação da história tem a ver com o ambiente também. Você pode escolher um momento que tem mais tempo – embora não seja necessário mais do que 30 minutos. Acomode as crianças para que fiquem confortáveis, reduza a luz para dar um clima diferente e sente-se com o livro em mãos à vista deles.

  1. Use o dia a dia

Se você acha impossível criar histórias interessantes, experimente contar algo que foi vivenciado no dia na forma de uma narrativa. Exemplo: “um menino chamado João foi ao mercado com a mamãe e encontrou seu melhor amigo Pedro…”

Também é válido contar histórias reais da sua infância e de quando eles eram menores, pois além de divertir os pequenos você estará reforçando o vínculo ao compartilhar coisas tão especiais.

  1. Inverta o jogo

Que tal se você separar um dia da semana para inverter a brincadeira e deixar seu filho lhe contar uma história? Sente-se e mostre entusiasmo pela história, entrando na brincadeira e rindo junto com ele.

  1. Recursos

Pra mudar um pouco a rotina você pode usar alguns recursos interessantes. Crianças pequenas adoram personagens e fantasia, então que tal usar os dedoches (pequenos fantoches feitos para colocar nos dedos) para diverti-lo e dar voz à imaginação?

  1. Caixa de surpresas

Encha uma caixa com vários objetos diferentes. Na hora da história peça para seu filho escolher um objeto e invente uma história com o objeto escolhido. Pode ser algo curto e simples, a diversão é o improviso. Você pode fazer o mesmo com ele, escolhendo um objeto para que ele conte a você uma história.

E aí, gostou dessas dicas?

O importante é que você consiga se divertir com seus filhos e usar o momento da história como algo único entre vocês. Além da aproximação afetiva que esta atividade proporciona, você também pode aproveitar para fazer da história algo educativo, incluindo elementos históricos, utilizar números e pequenos problemas matemáticos, aumentar o vocabulário com termos diferentes, etc.

Coloque em prática hoje mesmo e conte-nos como foi!

Comments

comments

Jacarelvis e Amigos
Jacarelvis e Amigos

Jacarelvis e Amigos é um projeto que cria vários conteúdos educativos para ajudar papais, mamães e seus filhos no dia a dia como video-clipes, entrevistas, livros, dicas, posts, shows e teatros.

Comments are closed.