Como fazer meu filho gostar de ler? Dicas práticas para transformar os pequenos em grandes leitores

    Como fazer meu filho gostar de ler

    Seu filho gosta de ler? É mágico quando a criança atinge a idade da alfabetização e começa a descobrir o mundo que até então estava “escondido” por trás daquelas letras incompreensíveis.

    Em geral, as crianças adoram aprender a ler e se divertem soltando a imaginação com cada história nova. Mas o gosto pela leitura pode ser cultivado muito antes da fase de alfabetização, e você pode colaborar com isso seguindo dicas práticas.

    Siga as dicas que preparamos pra vocês e aprenda a transformar seus filhos em grandes leitores!

    5 Dicas práticas para fazer seu filho gostar de ler

    1. Acompanhe seu tempo

    Nós aprendemos a gostar de ler com os livros, certo? E eles são realmente importantes, nunca deixarão de existir. Mas temos que considerar que no tempo em que éramos crianças, não havia esta tecnologia toda disponível.

    E não precisamos – nem devemos – ignorá-la! Existem muitos conteúdos digitais interessantes para a criançada começar a se acostumar com as letrinhas. O ideal é alternar entre livros físicos e digitais para que a criança tenha acesso a todos, percebendo assim que a leitura pode ser praticada em qualquer lugar com abordagens diferentes.

    A ordem é diversidade.

    1. Deixe livros sempre à vista 

    Entre todos os preparativos para a chegada do seu filho, você pode considerar a criação de uma biblioteca infantil que vai crescendo junto com ele.

    Os livros podem ficar no quarto da criança para que ela se acostume com eles, mas deixe ao alcance do bebê apenas os livros próprios para a idade dele. Entre zero e dois anos de idade, portanto, o ideal é que ele só consiga alcançar livros de materiais resistentes, pois os de papel serão naturalmente transformados em picadinho.

    A ordem é disponibilidade.

    1. Mostre seu gosto por leitura

    Mesmo que você tenha uma biblioteca na sala da sua casa, se você não investir um tempo, de fato, para pegar um livro e ler, seu filho vai demorar muito até descobrir para que serve aquela coisa cheia de letras.

    Um tempo do seu dia deve ser dedicado à leitura, mesmo que você tenha pouca disponibilidade para se concentrar numa leitura com crianças pequenas em volta. Deixe que eles vejam você com livros nas mãos e, quando perguntarem “mamãe o que é isto?”, responda sempre: um livro, mamãe gosta de ler.

    A ordem é positividade.

    1. Mostre onde nascem as histórias

    As crianças crescem ouvindo histórias e apaixonando-se por elas. Aproveite isso e mostre de vem tudo isso. Uma forma de fazer isso é convidando seu filho a criar uma história. Comece com uma história que já exista. Abra o livro e leia a história toda. Depois, aos poucos, vá mudando algumas partes dessa história com invenções divertidas, deixando claro para a criança que esses trechos foram criados por você. Quando ele entender a brincadeira, convide-o a fazer o mesmo. Exemplo:

    – E então o garoto correu para o parque para ver o….

    (pergunte a ele o que ele gostaria de ver no parque e continue a história).

    A ordem é estímulo.

    1. Construa livro

    Crianças adoram descobrir habilidades, basta que a gente dê esta oportunidade a elas. Esta dica deixamos por último, certos de que nem sempre é tão prático assim parar os compromisso que se tem para criar um livro do zero com seu filho, mas veja aqui como você pode tornar isso bastante simples.

    Papel e lápis de cor à mão e vocês podem criar uma história ilustrada juntos! Primeiro pergunte ao seu filho como é a história que vocês vão contar e ajude-o a montar o livrinho misturando frases curtas e desenhos.

    Se preferir, você pode fazer ilustrações com recortes de revista ou outro material. Também é possível fazer a mesma ideia no computador, desde que seu filho tenha acesso para poder escolher como quer seu livro.

    Depois de pronto, incentive-o a criar outras histórias.

    A ordem é liberdade de expressão.

    Gostou dessas dicas? Veja que ao final de cada dica destacamos uma ordem. Cada uma dessas ordens pode ser adaptada para que você continue experimentando e inovando em casa, pois quando você começar não vai mais querer parar.

    Agora é hora de colocar a mão na massa para despertar novos leitores apaixonados!

    Comments

    comments

    Comments are closed.